22 de novembro a 01 de dezembro
Zona Cultural
Ponto de Encontro Petrobras
O 31º Porto Alegre Em Cena segue com a tradição do festival de proporcionar o Ponto de Encontro Petrobras, um local de trocas e festividades que reúne artistas, técnicos e público em uma série de apresentações, festas e performances celebrando o festival e as artes cênicas gaúchas. Assim, integrado ao conceito de arte e convívio do espaço Zona Cultural, o Ponto de Encontro Petrobras estará aberto durante todo o período do Festival, oferecendo um espaço de troca, espetáculos, oficinas, ensaios, reuniões, música e celebração, com um cardápio exclusivo e artesanal.
A Zona Cultural é um espaço independente produzido por artistas da cena, inaugurada em março de 2023, na divisa entre o Centro Histórico e o Quarto Distrito de Porto Alegre. Enquanto território criativo, representa não apenas um espaço de resistência e invenção nas artes cênicas, mas também sugere caminhos para o desenvolvimento sustentável de Porto Alegre, evidenciando o poder transformador da cultura e da arte em territórios e tempos que demandam novas perspectivas e soluções.
AGENDA:
22 de novembro
21h
Encontro Celebrativo de Abertura do Festival
Bar, comidinhas e playlist de música brasileira
23 de novembro
21h
(depois de “Cabaré do Amor Rasgado”)
Bar e comidinhas
DJ: Estrela
24 de novembro
20h
(depois de “Gordança – uma palestra dançada”)
Bar, comidinhas e playlist de música brasileira
25 e 26 de novembro
21h (depois dos espetáculos de cada dia):
Bar, comidinhas e playlist de música brasileira
27 de novembro
21h (depois de “Na Fila do Hype: Quebrando a regra estabelecida pelo seu influencer!”)
Festa de música brasileira no mundo
DJs da Tigresa – Adriana Banana e Madblush
28 de novembro
21h (depois de “Espera”)
Bar, comidinhas e playlist de música brasileira
29 de novembro
16h Roda de Conversa: O futuro tem um coração antigo
Encontro entre artistas de diferentes gerações sobre histórias, desejos e possibilidades das artes cênicas na cidade. A roda contará com convidadas, artistas 60+ e artistas 30 -. Precisamos reconhecer nossos passos e memórias para construir os futuros que desejamos.
20h Festa Oficial do Festival
DJs: Katia Suman e Nanni Rios
Performance: Show Ball – Casa de atrevida
Katia Suman:
Katia Suman é comunicadora, radialista e produtora cultural. É formada em Ciências Sociais pela PUCRS. Mestre em Comunicação Social pela Unisinos e Doutora em Letras pela UFRGS. Trabalhou durante quase 20 anos na Ipanema FM, tendo passagens também pela FM Cultura e Unisinos FM. Em televisão fez Folharada Ipanema na TV, na Band, Crônicas do Tempo na TVE e Camarote na TV Com. Criou em 1999 o Sarau Elétrico, que, desde então, faz parte do calendário cultural da cidade de Porto Alegre. Desde 2010, Katia mantém a rádio web radioelétrica.com, com uma curadoria musical minuciosa. Em 2018 publicou o livro Katia Suman e os Diários Secretos da Ipanema FM.
Nanni Rios:
Nanni Rios é jornalista, editora, DJ, curadora e produtora cultural. Fundadora da Livraria Baleia, é uma referência quando o debate é sobre questões de gênero e sexualidade. Curadora do Unimúsica e do Mistura Fina, Nanni Rios é criadora das festas Cadê Tereza? e Tieta, que já reuniram milhares de pessoas todos os meses para dançar música brasileira em Porto Alegre. Como DJ, anima pistas há mais de dez anos e já abriu shows de artistas nacionais como Elza Soares, Di Melo, Metá Metá, Johnny Hooker, Jaloo e Caio Prado.
Casa de Atrevida:
Casa de Atrevida apresenta uma performance Show Ball, uma performance que celebra corpos dissidentes destacando a beleza na diversidade. Criada em Abril de 2024, vivendo e celebrando a cultura ballroom, casa de Atrevida retorna a zona cultural para uma performance que traz um pouco do que é uma ball.
30 de novembro
21h (depois de “Remix na Roda”)
DJ Abu
01 de dezembro
20h30 (depois de “Croquette com suco”):
Festa de Encerramento do Festival
Bar, comidinhas e playlist de música brasileira